21/03/2018

Análise de O último adeus - Cynthia Hand

  
Livro: O último adeus - Cynthia Hand
Editora: DarkSide

Vou começar sendo bem direta: É um livro que mostra como as pessoas não conseguem aceitar o Luto. Ainda mais na adolescência e quando o alguém que morre é alguém próximo. É algo muito difícil, e todos nós sabemos ou um dia vamos descobrir.
O que vamos tirar de uma personagem principal (Alexis) que narra a história quando é teimosa, mente para os amigos, família, terapeuta e finge que está tudo bem? Só vamos tirar que ela precisa de ajuda, muita ajuda (você vai vendo isso nela enquanto lê o livro). Também vemos como a mãe dela lida com o luto: Começa um vício em álcool, se tranca no quarto, chora o dia todo, dorme na cama do filho falecido, sente o perfume do filho de vez em quando (como algo sobrenatural), etc. Ou seja, um outro modo de lidar com a morte de alguém. O pior que muita gente é assim e recusa aceitar isso, ou recusa a ajuda das pessoas. Mostra muito a realidade da nossa sociedade diante do luto, nisso o livro é bem bom, de mostrar como cada um tem seu jeito de lidar, como cada um sofre de um jeito nessa situação mas sempre começa pela "negação". A jovem Alexis fala bastante sobre o irmão, tem muitas memórias dele durante seu dia a dia e não consegue aguentar isso, sonha com ele todo dia, tem rancor do irmão pois não deixa uma carta para ela, começa até ver o irmão e pensa que está doida. Tem medo do que vão pensar dela, tem medo de tudo ao seu redor, não faz mais nada a não ser estudar. Se sente vazia e com constantes ataques de pânico. Eu pensei que a história fosse desenvolver mais na parte do "por quê do suicídio do irmão", e na verdade é uma história sobre o sofrimento da família (mãe e filha). Me enganei. Eu não gosto muito de livros assim, tem muito sofrimento e mexe comigo demais, além de ser maçante de ler, mas o final é interessante: Como depois de muita coisa tudo pode mudar, e que o tempo cura sim. 

"O tempo passa. É a regra. Independentemente do que aconteça, por mais que pareça que tudo em sua vida está congelando em um determinado momento, o tempo segue em frente." - O último adeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! ♥

Postagens mais visitadas